BrazilJS - 2014

August 23, 2014

Finalmente tirei um tempo para mudar a cara do meu site e de quebra já aproveitei para “transformá-lo” no meu blog pessoal.

Pois bem, esse será o primeiro post do blog e também a primeira vez que participo desse grande evento que é o BrazilJS, o objetivo desse post é fazer um compilado breve do que aconteceu no evento, as talks, as experiências que tive, as pessoas que conheci e o meu feedback.

A viagem

A ida até o evento foi meio torturante pois fomos de carro, saímos de Florianópolis o Bruno Possidonio e eu, paramos em Garopaba para dar carona ao Pedro Nauck e fomos até Porto Alegre, o horário de saída foi em torno de 14:15 de quarta-feira e chegamos por volta de 20:30, ou seja, foi uma viagem de mais ou menos 6 horas de chão. Na volta o início foi um pouco tenso, pois havia muita neblina na estrada mas depois da metade ela se dissipou fazendo com que o restante da viagem fosse bem tranquila, o Pedro ficou para o encontro da Mozilla, chegamos em Florianópolis 01:40, levamos 5 horas.

Encontro ZOFE

Depois de descarregar as coisas no hotel e nos ajeitar, fomos direto ao encontro do ZOFE que aconteceu no Bilhar Porto Dez. O encontro com o pessoal foi muito legal, deu pra rir bastante e fazer um ótimo networking regado de muita conversa, sinuca e bebida(que não pode faltar). Galera muito bacana, alguns eu já havia tido contato pela internet mas nunca pessoalmente, e outros conheci no networking que o evento propiciou, alguns dos feras são: Gabriel Zigolis, Victor Ferraz, Thiago Ferreira, David Alberto(o gringo companheiro de trabalho do Diogo), Guillermo Rauch criador do SocketIO(e Argentino), Átila Fassina, Eduardo Matos e vários outros que conheci no bar que não me lembro o nome, pois estava alterado devido às cervas tomadas que a SendGrid pagou para o pessoal inscrito :P

O evento

O evento foi bom demais! Ótima estrutura, site, vários brindes, oportunidades de emprego, grandes patrocinadores, só galera fera, cobertura, comunicação e algumas ótimas palestras.

A escolha do local do evento foi fantástica, não compareci na primeira edição mas sei que foi no mesmo lugar então o local está aprovadíssimo. A organização do evento está de parabéns, tudo muito bem pensado Jaydson e Felipe Nascimento detonaram!

Palestras

As palestras na grande maioria foram fantásticas! Vou falar de algumas que realmente eu curti demais.

Data-binding [R]evolution com o Léo Balter que falou sobre várias coisas legais e também sobre ES6/ES7, onde o item marcante foi o Object.observe e o exemplo de player utilizando o Object.observe com fallback para proxies.

Single page apps com o Eduardo Lundgren, onde foi anunciado o SENNA ferramenta incrível para criar esse tipo de aplicação de forma rápida, onde a requisição será apenas o conteúdo que precisa ser carregado nas surfaces definidas, tendo Bookmarkability e SEO, History Navigation, UI feedback e outras features.

O Renato Mangini falou sobre os Service Workers onde o mesmo é implementado via JavaScript na primeira vez que o usuário acessa a página, a partir daí ele roda em background, muito foda!

AST, CST e Ferramentas Incríveis com o Miller Medeiros que dispensa comentários, o cara é foda! Explicou como os parsers funcionam, mostrou o parser mais utilizado em JavaScript, o Esprima, apresentou seu projeto esformatter que traz um pouco a ideia de deixar o padrão de código também em um arquivo de configuração, fazendo com que o resultado do código seja o mesmo para todos da equipe. E pra finalizar apresentou o NodeFy para conversão de padrão de módulos AMD para o esperado pelo Node.js.

Mauricio Wolff com a palestra Limpando CSS gigantes com JS mostrou o cssi: CSS Selector Scene Investigation uma ferramenta poderosa escrita em Node.js onde o mesmo utiliza no Booking.com para remover seletores repetidos e/ou não utilizados e mostra os commits que colocaram os seletores e qual sua data de modificação, além de mostrar um relatório com informações relevantes de antes e depois da “limpeza”.

Making 3D Graphics Accessible com o Ricardo Cabello (Mr. Doob) o criador do Three.js, definitivamente essa fez a galera pirar! Ele mostrou como simplificar a forma de escrever aplicações em 3D, o poder que o HTML5 + JS nos dá e também que poucos imaginariam ver esse tipo de animação sendo feita no navegador sem a utilização de flash. A palestra foi muito rica de exemplos :)

The 7 Principles of rich web applications com o Guillermo Rauch, nessa palestra foi focado fortemente em UX, feedbacks e ótimas práticas para criar aplicações ricas. Demonstrou seu grande conhecimento na camada que a maioria dos fronts desconhece, rede.

Mais detalhes das palestras podem ser encontradas no site do Jean Carlo, onde o mesmo fez um excelente live posting:

Observações

O evento em si valeu muito a pena mas não posso deixar também de expressar as partes que não gostei do evento, até porque é com base em feedbacks que esses eventos crescem mais e mais. Então vamos lá:

  • Senti falta de mais conteúdo técnico(voltado para JavaScript, já que é sobre isso que o nome do evento trata), ocorreu palestras que não tinham nada a ver com JavaScript, não teve muita abordagem de Node.js(um assunto que está tão forte hoje em dia).

  • Achei que algumas palestram fugiram do escopo e até houve repetição de assuntos falados por outros palestrantes.

  • Não basta somente trazer pessoal de fora bom, eles precisam saber externalizar o que sabem, enquanto alguns falavam, a grande maioria dava de ver que não estavam gostando, é claro que é impossível agradar a todos, mas quando a maioria não gosta algo de errado tem.

  • Algumas palestras pareciam terem sido feitas um dia antes do evento, enquanto a grande maioria se dedicou criando uma apresentação foda, outros não transpareceram isso.

Resumindo: Tirando esses detalhes, o evento foi FOOOOODAAAA!! 2015 estarei presente de novo com certeza!

Quinta-feira, 21/08/2014

RENATO MANGINI - Why ServiceWorker may be the next big thing:

CHRIS MILLER - Frontend at Scale - The Tumblr Story

NICK DESAULNIERS - Intro to GFX: Raw WebGL
http://nickdesaulniers.github.io/RawWebGL/#/

JÖRN ZAEFFERER - Effective jQuery http://jzaefferer.github.io/effective-jquery/#1

CHRIS MILLS - Web versus native: round 1?
http://www.slideshare.net/chrisdavidmills/web-versus-native-round-1

MAURICIO WOLFF - Limpando CSS gigantes com JS https://speakerdeck.com/bitbonsai/braziljs-2014-talk

EDUARDO LUNDGREN - Single Page Applications Done Right
https://speakerdeck.com/eduardolundgren/single-page-applications-done-right

GUILLERMO RAUCH - undefinned

Sexta-feira, 22/08/2014

JACOB PAGE - From commit to prod in 5 minutes https://docs.google.com/presentation/d/1S_VJO1ReIyRduN9S6PoWlv4kTvCX2FbC-5EaPleLQVk/pub?start=false&loop=false&delayms=10000#slide=id.p

RICARDO TOMASI - Frontend was always my favorite color https://speakerdeck.com/ricardobeat/frontend-was-always-my-favorite-color

JONATHAN SAMPSON - Mastering IE’s updated F12 tools http://presentboldly.com/jonathansampson/mastering-f12-in-internet-explorer

ROB DODSON - The Web Component Ecosystem https://speakerdeck.com/robdodson/the-web-component-ecosystem

LEONARDO BALTER - Data-binding [R]evolution http://leobalter.github.io/data-binding-slides/output/#1

MILLER MEDEIROS - AST, CST e Ferramentas Incríveis
http://slides.millermedeiros.com/braziljs/ast/#/

YEHUDA KATZ - A Day in the Life of an Ember Developer

RICARDO CABELLO (MR. DOOB) - Making 3D Graphics Accesible

Automatizando de forma modular e estruturada grandes aplicações com Gulp

Talk sobre Gulp apresentada no TDC 2015 em Florianópolis Continue reading

Utilizando React como view do Backbone

Published on January 26, 2015

Plugins Sublime Text

Published on September 12, 2014