Finalmente tirei um tempo para mudar a cara do meu site e de quebra já aproveitei para “transformá-lo” no meu blog pessoal.
Pois bem, esse será o primeiro post do blog e também a primeira vez que participo desse grande evento que é o BrazilJS, o objetivo desse post é fazer um compilado breve do que aconteceu no evento, as talks, as experiências que tive, as pessoas que conheci e o meu feedback.
A viagem
A ida até o evento foi meio torturante pois fomos de carro, saímos de Florianópolis o Bruno Possidonio e eu, paramos em Garopaba para dar carona ao Pedro Nauck e fomos até Porto Alegre, o horário de saída foi em torno de 14:15 de quarta-feira e chegamos por volta de 20:30, ou seja, foi uma viagem de mais ou menos 6 horas de chão. Na volta o início foi um pouco tenso, pois havia muita neblina na estrada mas depois da metade ela se dissipou fazendo com que o restante da viagem fosse bem tranquila, o Pedro ficou para o encontro da Mozilla, chegamos em Florianópolis 01:40, levamos 5 horas.
Encontro ZOFE
Depois de descarregar as coisas no hotel e nos ajeitar, fomos direto ao encontro do ZOFE que aconteceu no Bilhar Porto Dez. O encontro com o pessoal foi muito legal, deu pra rir bastante e fazer um ótimo networking regado de muita conversa, sinuca e bebida(que não pode faltar). Galera muito bacana, alguns eu já havia tido contato pela internet mas nunca pessoalmente, e outros conheci no networking que o evento propiciou, alguns dos feras são: Gabriel Zigolis, Victor Ferraz, Thiago Ferreira, David Alberto(o gringo companheiro de trabalho do Diogo), Guillermo Rauch criador do SocketIO(e Argentino), Átila Fassina, Eduardo Matos e vários outros que conheci no bar que não me lembro o nome, pois estava alterado devido às cervas tomadas que a SendGrid pagou para o pessoal inscrito :P
O evento
O evento foi bom demais! Ótima estrutura, site, vários brindes, oportunidades de emprego, grandes patrocinadores, só galera fera, cobertura, comunicação e algumas ótimas palestras.
A escolha do local do evento foi fantástica, não compareci na primeira edição mas sei que foi no mesmo lugar então o local está aprovadíssimo. A organização do evento está de parabéns, tudo muito bem pensado Jaydson e Felipe Nascimento detonaram!
Palestras
As palestras na grande maioria foram fantásticas! Vou falar de algumas que realmente eu curti demais.
Data-binding [R]evolution com o Léo Balter que falou sobre várias coisas legais e também sobre ES6/ES7, onde o item marcante foi o Object.observe e o exemplo de player utilizando o Object.observe com fallback para proxies.
Single page apps com o Eduardo Lundgren, onde foi anunciado o SENNA ferramenta incrível para criar esse tipo de aplicação de forma rápida, onde a requisição será apenas o conteúdo que precisa ser carregado nas surfaces definidas, tendo Bookmarkability e SEO, History Navigation, UI feedback e outras features.
O Renato Mangini falou sobre os Service Workers onde o mesmo é implementado via JavaScript na primeira vez que o usuário acessa a página, a partir daí ele roda em background, muito foda!
AST, CST e Ferramentas Incríveis com o Miller Medeiros que dispensa comentários, o cara é foda! Explicou como os parsers funcionam, mostrou o parser mais utilizado em JavaScript, o Esprima, apresentou seu projeto esformatter que traz um pouco a ideia de deixar o padrão de código também em um arquivo de configuração, fazendo com que o resultado do código seja o mesmo para todos da equipe. E pra finalizar apresentou o NodeFy para conversão de padrão de módulos AMD para o esperado pelo Node.js.
Mauricio Wolff com a palestra Limpando CSS gigantes com JS mostrou o cssi: CSS Selector Scene Investigation uma ferramenta poderosa escrita em Node.js onde o mesmo utiliza no Booking.com para remover seletores repetidos e/ou não utilizados e mostra os commits que colocaram os seletores e qual sua data de modificação, além de mostrar um relatório com informações relevantes de antes e depois da “limpeza”.
Making 3D Graphics Accessible com o Ricardo Cabello (Mr. Doob) o criador do Three.js, definitivamente essa fez a galera pirar! Ele mostrou como simplificar a forma de escrever aplicações em 3D, o poder que o HTML5 + JS nos dá e também que poucos imaginariam ver esse tipo de animação sendo feita no navegador sem a utilização de flash. A palestra foi muito rica de exemplos :)
The 7 Principles of rich web applications com o Guillermo Rauch, nessa palestra foi focado fortemente em UX, feedbacks e ótimas práticas para criar aplicações ricas. Demonstrou seu grande conhecimento na camada que a maioria dos fronts desconhece, rede.
Mais detalhes das palestras podem ser encontradas no site do Jean Carlo, onde o mesmo fez um excelente live posting:
-
Primeiro dia: http://jcemer.com/brazil-js-2014-primeiro-dia.html
-
Segundo dia: http://jcemer.com/brazil-js-2014-segundo-dia.html
Observações
O evento em si valeu muito a pena mas não posso deixar também de expressar as partes que não gostei do evento, até porque é com base em feedbacks que esses eventos crescem mais e mais. Então vamos lá:
-
Senti falta de mais conteúdo técnico(voltado para JavaScript, já que é sobre isso que o nome do evento trata), ocorreu palestras que não tinham nada a ver com JavaScript, não teve muita abordagem de Node.js(um assunto que está tão forte hoje em dia).
-
Achei que algumas palestram fugiram do escopo e até houve repetição de assuntos falados por outros palestrantes.
-
Não basta somente trazer pessoal de fora bom, eles precisam saber externalizar o que sabem, enquanto alguns falavam, a grande maioria dava de ver que não estavam gostando, é claro que é impossível agradar a todos, mas quando a maioria não gosta algo de errado tem.
-
Algumas palestras pareciam terem sido feitas um dia antes do evento, enquanto a grande maioria se dedicou criando uma apresentação foda, outros não transpareceram isso.
Resumindo: Tirando esses detalhes, o evento foi FOOOOODAAAA!! 2015 estarei presente de novo com certeza!
Links das talks (estarei atualizando aqui)
Quinta-feira, 21/08/2014
RENATO MANGINI - Why ServiceWorker may be the next big thing:
CHRIS MILLER - Frontend at Scale - The Tumblr Story
NICK DESAULNIERS - Intro to GFX: Raw WebGL
http://nickdesaulniers.github.io/RawWebGL/#/
JÖRN ZAEFFERER - Effective jQuery http://jzaefferer.github.io/effective-jquery/#1
CHRIS MILLS - Web versus native: round 1?
http://www.slideshare.net/chrisdavidmills/web-versus-native-round-1
MAURICIO WOLFF - Limpando CSS gigantes com JS https://speakerdeck.com/bitbonsai/braziljs-2014-talk
EDUARDO LUNDGREN - Single Page Applications Done Right
https://speakerdeck.com/eduardolundgren/single-page-applications-done-right
GUILLERMO RAUCH - undefinned
Sexta-feira, 22/08/2014
JACOB PAGE - From commit to prod in 5 minutes https://docs.google.com/presentation/d/1S_VJO1ReIyRduN9S6PoWlv4kTvCX2FbC-5EaPleLQVk/pub?start=false&loop=false&delayms=10000#slide=id.p
RICARDO TOMASI - Frontend was always my favorite color https://speakerdeck.com/ricardobeat/frontend-was-always-my-favorite-color
JONATHAN SAMPSON - Mastering IE’s updated F12 tools http://presentboldly.com/jonathansampson/mastering-f12-in-internet-explorer
ROB DODSON - The Web Component Ecosystem https://speakerdeck.com/robdodson/the-web-component-ecosystem
LEONARDO BALTER - Data-binding [R]evolution http://leobalter.github.io/data-binding-slides/output/#1
MILLER MEDEIROS - AST, CST e Ferramentas Incríveis
http://slides.millermedeiros.com/braziljs/ast/#/
YEHUDA KATZ - A Day in the Life of an Ember Developer
RICARDO CABELLO (MR. DOOB) - Making 3D Graphics Accesible